Notícias

09/08/2017

Lançamento do ESARH 2018 terá palestra com Moacir Rauber

O escritor Moacir Rauber ministra no próximo dia 17 de agosto, na Universidade de Caxias do Sul (UCS), a palestra Prenda o Ladrão de sua Organização - Liberte o que há de Melhor Nela. O evento lança oficialmente o Encontro Sul-Americano de Recursos Humanos (ESARH) 2018, um dos maiores eventos de recursos humanos na América Latina, que ocorre entre 14 e 16 de maio, em Gramado. Moacir vem a Caxias do Sul atendendo a um convite exclusivo da ARH Serrana, organizadora do ESARH.  A palestra, que tem o apoio da UCS, ocorre no Auditório do Bloco A, custa R$ 10 e é aberta ao público em geral.

Prenda o Ladrão de sua Organização... propõe uma reflexão sobre a diferença entre o que se faz e o que realmente poderia ser feito, principalmente em ambiente organizacional. “Considerando as competências pelas quais fomos contratados, quando não fizemos o melhor que poderíamos ter feito nos tornamos ladrões. Nós roubamos de nós a possibilidade de sermos melhores, nós roubamos da organização os resultados que ela esperava de nós e roubamos dos outros a oportunidade de terem o melhor de nós”, explica Moacir, autor de títulos como Olhe mais uma vez! - Em cada situação, novas oportunidades (2010) e Superação, a marca do Ser Humano!.

Para Moacir, a importância do tema passa pela tomada de consciência de que as pessoas podem e devem ser melhores a cada dia para prender seus “ladrões interiores”, e isso é aplicado a todos os colaboradores organizacionais, independentemente de sua posição hierárquica. “O ladrão de si mesmo é um autossabotador, muitas vezes leva as pessoas à competição e à rivalidade. Diminuir a diferença é o caminho para prender o ladrão organizacional que está em cada um. Somente assim para libertar o melhor de cada um criando organizações melhores. Com isso seremos mais competentes, mais produtivos e, principalmente, mais humanos”, ensina. Segundo ele, a proposta é que isso aconteça com respeito, em um processo de aprendizagem e em um ambiente de confiança, para melhorar a competitividade.

O mote da palestra contratada pela ARH Serrana é tema presente no livro de Moacir lançado em 2016, Ladrão de Si Mesmo. A obra descreve a trajetória de um homem que foi acusado publicamente de ser um ladrão. Ainda que não soubesse que era, ele se identificou como um ladrão de si mesmo. “O paralelo com a vida organizacional faz sentido, porque quando uma pessoa não desenvolve as suas competências no padrão de excelência que as suas capacidades permitem, ela rouba de si, ela sabota a equipe, ela prejudica a organização e não contribui com a sociedade. E isso é um roubo deliberado com reflexos em si e nos outros”, destaca o autor, doutorando em Ciências Empresariais na Europa, com mestrado em Gestão de Recursos Humanos pela UMinho (Portugal).

Moacir é um entusiasta do ESARH, já participou de edições anteriores e nutre grande expectativa para o evento do próximo ano, cujo mote é Inspirar Pessoas para Potencializar o Coletivo. “A proposta do ESARH 2018 é sensacional. Inspirar é uma ação deliberada, é um ato de vontade. Acredito que o ESARH 2018 não tenha pretensão de dar conselhos, mas de compartilhar fatos e experiências que possam repercutir internamente nos participantes. Vejo nesse tema uma provocação para que cada pessoa entenda o que realmente a inspira, para poder inspirar os outros. Com indivíduos inspirados positivamente, o resultado será um coletivo melhor”, ressalta.

Sobre o palestrante

Moacir Rauber tem especialização em Teoría del Pensamiento Complejo com Edgar Morín e Raul Motta, MBA em Marketing e formação internacional em Coaching Executivo Organizacional reconhecido pela FIACE e pela ICC. Tem experiência profissional nas áreas Administrativa, Secretariado, Gestão de Recursos Humanos, Vendas e Planejamento Estratégico. Foi professor universitário no Paraná e em Santa Catarina e atualmente trabalha como Coach, palestrante e escritor. Também foi remador da Seleção Brasileira entre os anos de 2004 e 2008 e ainda hoje segue praticando o remo como lazer. Também faz trabalhos voluntários em instituições que desenvolvem projetos de inclusão social.

Sobre o ESARH

Realizado há 40 anos, o Encontro Sul-Americano de Recursos Humanos (ESARH) reúne profissionais de todo o Mundo com o objetivo de refletir e potencializar o equilíbrio dinâmico nas organizações. Com um público médio de mil participantes a cada edição, o evento bienal oferece diversas atividades para enaltecer o debate, a análise avançada em potencialidade, aprendizagem e convivência humana integrada. Na edição de 2016, reuniu mais de 60 conferencistas coordenando mais de 50 atividades técnicas e de integração, entre elas oficinas vivenciais, conferências magnas, talkshows, cases, palestras interativas, seminários pré-encontro, Prêmio ESARH e outras atividades. Estiveram presentes representantes de 10 países e 15 Estados brasileiros.

Serviço

O que: palestra Prenda o Ladrão de sua Organização - Liberte o que há de Melhor Nela, com Moacir Rauber

Quando: 17 de agosto, das 19h às 21h

Onde: Auditório do Bloco A (Reitoria) da Universidade de Caxias do Sul

Quanto: R$ 10,00 (o valor arrecadado será destinado ao projeto social da ARH Serrana Pensando no Futuro, que oferece cursos gratuitos de orientação profissional a estudantes do EJA)

Mais informações: (54) 3228-7332 / arh@arhserrana.com.br

Compartilhe: