Notícias

17/04/2018

A arte do engajamento, por Karim Khoury palestrante do ESARH 2018

Os fatores que promovem o engajamento no trabalho não só contribuem para que as pessoas ingressem numa empresa como também influenciam positivamente a retenção de mão de obra. As pesquisas mais recentes principalmente das áreas da Psicologia e Coaching demostram que é possível aumentar o engajamento da mão de obra independentemente da cultura da organização.
Dentre os fatores que geram engajamento, destaco os seguintes:

Conhecer quais são as prioridades: é pouco provável que uma pessoa consiga de fato se engajar numa estratégia se ela não souber diferenciar o que é importante do que é prioritário. Quando estamos sobrecarregados de trabalho e temos a impressão que estamos “apagando incêndio o tempo todo” ao invés de direcionarmos a nossa energia para concluir uma atividade tendemos a perder o foco.

Simplificar estratégias: a maior parte das pessoas passa o dia tentando descobrir como sobreviver ao invés de investir este precioso tempo para contribuir para alcançar um determinado resultado. Esta “falta de fôlego” também pode ser resultado do uso de estratégias com excesso de burocracia sem sentido. A burocracia muitas vezes é vista como um método de transformar energia em desmotivação.

Eliminar estratégias desnecessárias: alguns autores definem as estratégias ineficientes das empresas como “gordura organizacional” ou “colesterol empresarial” e são todos os processos que “emperram” o trabalho dos colaboradores. Quando realizamos uma tarefa que não entendemos o significado ou que não enxergamos o sentido é pouco provável que iremos nos engajar. Ao eliminar estratégias desnecessárias já é possível aliviar um grande peso dos colaboradores e contribui para mantê-los com foco no que é realmente importante. Observe um exemplo clássico “Você já participou de uma reunião onde você sentiu que estava perdendo tempo? Como ficou o seu nível de atenção durante esta reunião?”.

Ter o sentimento que as nossas contribuições fazem diferença: quando somos capazes de encontrar um propósito e um significado para o trabalho que realizamos, automaticamente nos engajamos. Em outras palavras, um aspecto essencial do engajamento é o conhecimento do impacto positivo que o nosso trabalho exerce para os usuários dos nossos produtos ou serviços.

Ter o sentimento de pertencimento: nós tendemos a nos engajar quando temos a real percepção que pertencemos e somos aceitos por um grupo ou organização. Na prática isto significa ser escutado pelos seus colegas e pela liderança. O oposto deste sentimento corresponde à seguinte declaração: “Aqui não adianta falar nada, não faz a menor diferença o que eu falo pois as pessoas não escutam.” Ao observarmos que as nossas opiniões são ignoradas, tendemos a cair na indiferença.
Ter o sentimento que estamos nos desenvolvendo: quando acreditamos que estamos nos desenvolvendo, ou que estamos aprendendo novas coisas e consideramos o nosso trabalho interessante e desafiador ficamos mais engajados.

Respeito, comunicação e confiança: Acreditar que estamos nos dirigindo para um futuro melhor, nos comunicarmos de forma eficiente para em levar em conta a contribuição de todos, confiar na liderança e nos sentirmos respeitados são alguns dos pilares do engajamento.

Em conclusão, ao nos conscientizarmos das estratégias que promovem o engajamento temos mais chances de utilizá-las com sabedoria e frequência para construir um ambiente que favorece o desenvolvimento, a comunicação e fortalece os relacionamentos.

Fonte.

______________________________________________________________________

Karim Khoury é palestrante do próximo Encontro Sul-Americano de Recursos Humanos. Ele é administrador e consultor de empresas, Master Trainer designado pela ATD, palestrante, ator, Coach Sênior e Trainer em PNL. Karim também é autor dos livros “Soltando as Amarras – Emagrecimento e Mudança Comportamental”, “Com a Corda Toda – Auto Estima e Qualidade de Vida” e “Vire a Página – Estratégias para Resolver Conflitos”, todos publicados pela editora Senac São Paulo.

Realize sua inscrição e confira mais do trabalho desse profisisonal.

Compartilhe: