Blog

03/04/2020

Karim Khoury: Como a tecnologia pode nos ajudar neste momento?

Uma das grandes aprendizagens de mindfulness ou consciência plena é o princípio do não julgamento. Na prática isto significa dirigir a nossa atenção para o que fazemos ou percebemos neste exato momento através dos nossos sentidos, sem atribuir juízo de valor.

 Neste sentido, sugiro nos libertamos dos pré-conceitos com relação a tecnologia. A tecnologia é uma ferramenta. Se for utilizada de forma inadequada, pode aumentar a ansiedade, mas, se a mesma for utilizada de forma consciente, ela pode melhorar a nossa comunicação e as nossas interações.

O desafio que temos é que não fomos treinados para estarmos atentos no momento presente. Em geral, nos preocupamos muito com o passado ou com o futuro e não prestamos muita atenção ao momento presente. A boa notícia é que é possível desenvolver a habilidade de estarmos presentes no aqui e no agora. Imagine o poder das nossas ações se cada uma delas contivesse integralmente a nossa atenção. Imagine o poder da sua comunicação se você estiver integralmente presente ao se comunicar com alguém seja presencial ou virtualmente.

Reforço as boas práticas para uso da tecnologia  na comunicação para comunicação à distância:

  • Esteja atento a outra pessoa. A pressa é inimiga da perfeição, organize o seu tempo para se comunicar. É pouco provável que a outra pessoa preste atenção em você se você não estiver atento a ela.
  • A linguagem não verbal (gestos e tom de voz) exerce mais impacto do que as palavras na comunicação. Observe se os seus gestos e tom de voz transmitem respeito param quem te escuta.
  • Evite distrações ao falar com a outra pessoa no vídeo: desligue seu celular, tome notas, faça perguntas, esteja atento ao outro.
  • Faça um teste antes de usar a tecnologia para garantir qualidade de vídeo e voz e mantenha seu rosto visível para outra pessoa.
  • Priorize o diálogo e seja objetivo para que a outra pessoa também tenha tempo para falar: não use duas frases para transmitir uma mensagem se você pode usar só uma.

Compartilhe: