Blog

28/07/2020

Dica ARH: 3 livros para comunicar-se melhor

1. O Surpreendente Propósito da raiva:  Indo Além Do Controle Para Encontrar A Função Vital Da Raiva
Autor: Marshall Rosenberg

Você sente quando ela bate. Seu rosto fica vermelho e sua visão focaliza o objeto do descontentamento. O ritmo cardíaco aumenta e pensamentos julgadores inundam sua mente. A raiva foi deflagrada e você está prestes a dizer algo que provavelmente vai piorar a situação. Existe uma alternativa. A Comunicação Não Violenta nos ensina que a raiva serve a um propósito específico, que enriquece a vida. É um sinal de alerta mostrando que você se desligou de coisas valiosas para você e que suas necessidades não estão sendo atendidas. Ao invés de lidar com a raiva reprimindo sentimentos ou agredindo alguém com seus julgamentos, Marshall Rosenberg mostra como usar a raiva para descobrir o que você precisa e como atender suas necessidades de modo construtivo. Este livro ajudará você a se tornar mais consciente de 4 verdades importantes: Pessoas e acontecimentos podem ser o gatilho da sua raiva, mas seus pensamentos são a causa. Julgar que os outros estão “errados” nos impede de fazer a conexão com nossas necessidades não atendidas. Ter uma visão clara de nossas necessidades nos ajuda a identificar soluções satisfatórias para todos. Criar estratégias focadas no atendimento de nossas necessidades transforma a raiva em ações positivas. A Comunicação Não Violenta é um processo que tem o poder de inspirar conexão e ação compassivas. O aprendizado da CNV pode ajudar a facilitar a comunicação e prevenir conf litos pois ajuda a atender as necessidades de todos. Este processo prático e comprovadamente eficaz funciona igualmente bem nos campos da educação, dos negócios, assistência social, política e também nas famílias e relacionamentos pessoais. O Dr. Marshall Rosenberg foi o fundador e diretor educacional do Center for Nonviolent Communication. Ele viajou pelo mundo mediando conflitos e promovendo a paz.

2.Como Se Relacionar Bem Usando A Comunicação Não Violenta
Autor: Thomas D'Ansembourg

Traduzido para 20 línguas e com 1 milhão de exemplares vendidos, este livro apresenta uma transformadora maneira de entender as relações humanas tendo como base a Comunicação Não Violenta criada pelo psicólogo Marshall Rosenberg.
Thomas D’Ansembourg oferece exemplos reais e ferramentas práticas para se expressar de maneira positiva, respeitando os próprios desejos e evitando a armadilha da agressividade ou da generosidade excessiva.
Essa abordagem é útil na resolução de conflitos entre casais, familiares, amigos e colegas de trabalho, pois encoraja o autoconhecimento e a criação de relacionamentos mais verdadeiros, íntimos e equilibrados.
Adotar a Comunicação Não Violenta lhe dará a oportunidade de:
• Se expressar com clareza sem se anular para corresponder às expectativas alheias.
• Reavaliar sua linguagem e sua maneira de pensar para evitar conflitos desnecessários.
• Respeitar a si mesmo e emitir suas opiniões sem precisar atacar ninguém.
• Ser capaz de aceitar críticas sem deixar que elas abalem sua autoestima.
• Assumir a responsabilidade por seus sentimentos e suas ações.
• Remover as máscaras que usa para se proteger e esconder suas reais intenções.
• Superar ideias preconcebidas e crenças condicionadas.

3.Como falar para Seu Filho ouvir e Como ouvir Para Seu Filho Falar
Autoras: Adele Faber e Elaine Mazlish

Um best seller nos Estados Unidos, com mais de três milhões de exemplares vendidos. As autoras desenvolvem um método efetivo e respeitoso para o diálogo com as crianças. O livro é ilustrado com divertidos quadrinhos que demonstram situações concretas e oferecem soluções inovadoras para problemas comuns em famílias, como lidar com sentimentos negativos, expressar emoções, conseguir a cooperação das crianças e resolver conflitos.

Compartilhe: