Blog

27/08/2020

O que te conecta? Com Luiza Colombo Dutra

Tem como paixão o design gráfico e um desejo constante de ajudar as pessoas a tornar sonhos em realidade. Formada em Publicidade e Propaganda pela UCS, aliou essas duas qualidades em um projeto pessoal chamado Active Comunicação e Design. “Sempre fui movida pela paixão no trabalho, preciso amar o que faço. Após uma doença que me fez repensar um pouco meu estilo de vida, resolvi que queria um novo negócio, e então surgiu o Armazém Paper Convites Personalizados. Com essa empresa, consegui focar na minha grande paixão, trabalhando o design gráfico em papéis”, revela Luiza, aos 51 anos. Seu perfil empreendedor e seu caráter altruísta lhe conduziram a novos desafios, e em 2018 assumiu a presidência da Microempa, entidade com 35 anos de história. Um ano depois, representando a Microempa, assumiu também a diretoria de projetos do Conselho Nacional da Mulher Empreendedora em Brasília. “Só tenho a agradecer esses desafios e a confiança de ser protagonista dessas gestões. Hoje, muitas mulheres estão à frente das micro e pequenas empresas, entidades e cargos políticos, mas ainda é muito pouco. Temos no sangue o associativismo e a coragem que, em muitas vezes, faz a diferença para empreender”, ensina.

O que te conecta com novas práticas de gestão?
Existem conceitos, mas o primordial é conhecer o seu negócio e entender como trabalhar com sinergia e comprometimento. É preciso observar e ouvir as pessoas, motivar para que cresçam como profissionais e desafiá-las para que ajudem o seu negócio ser um sucesso.

O que te conecta com a inovação?
Minha curiosidade. Sempre existe algo que podemos melhorar. Então, é preciso questionar a todo o momento: eu entendo meu negócio, meu produto, meu mercado e os meus processos? Penso que sempre há o que aprender através de uma ação transformadora. Às vezes precisamos pensar fora da caixa, mudar a ordem das coisas. Talvez o que deu certo ontem, não servirá hoje, e amanhã estará obsoleto.

O que te conecta com o seu trabalho?
A criatividade, a vontade de surpreender as pessoas e realizar, através do design, sonhos. Sim, sonhos, porque eles são muito importantes para cada um.

O que te conecta com a família?
Minha família é minha base, muito aprendizado, apoio e suporte... ah, e almoço de domingo.

O que te conecta com o presente?
As experiências, agora é o momento e não o que ficou para trás ou o que virá.

O que te conecta com hábitos saudáveis?
Preparar a minha comida, do meu jeito, e após poder sentar, respirar e me alimentar com calma. Além disso, caminhada em meio à natureza sentindo a brisa no rosto são hábitos que tento manter regularmente.

O que te conecta com o futuro?
Otimismo e poder pensar que o mundo será muito melhor, que as pessoas tomaram consciência do coletivo.

O que te conecta com o passado?
O aprendizado, para tentar não errar de novo no presente.

O que te conecta com a natureza?
Simplesmente sentir a energia, a liberdade, os pés na terra, a chuva no rosto e os cabelos ao vento.

O que te conecta com as redes sociais?
Pessoas, troca de ideias, informação, disciplina e bom senso.

O que te conecta com o a Microempa?
O associativismo. A união de empresários com a finalidade de crescimento, apoio mútuo e vontade de fazer acontecer.

O que te conecta com novos empreendedores?
Garra de ter seu negócio, de ver dar certo, de enfrentar as dificuldades no dia a dia, de buscar alternativas, de ser ouvido e amparado. Um universo gigante de soluções, alternativas e na crença da capacidade de reinvenção das pessoas.

Compartilhe: