Blog

06/10/2020

Dica ARH: 3 livros para inspirar sua criatividade

  • Regras da criatividade: Tire as ideias da cabeça e leve-as para o mundo
    Autora:Tina Seelig

Neste livro, uma adaptação do curso que leciona na Universidade de Stanford, a professora Tina Seelig mostra de forma simples o passo a passo rumo à criatividade e à inovação. Para tal, ela apresenta o Ciclo da Invenção, um método autoral usado para esclarecer conceitos muitas vezes subjetivos que impedem a compreensão do que é criatividade e por consequência o uso de suas infinitas possibilidades. O Ciclo da Invenção traz um processo lógico para passar da inspiração à execução, e é complementado com cases e exercícios práticos. Tina faz com a criatividade o mesmo que já ocorre na física e na música – apresenta termos que nos ajudam a explicar a criatividade sem precisar recorrer a definições mirabolantes. Uma linguagem imprecisa para definir o processo criativo só dificulta as coisas, fazendo com que muitos pensem que a criatividade é um dom ou privilégio restrito a alguns gênios, quando, na verdade, ela está ao alcance de qualquer pessoa. Todos podem ser empreendedores e inventar o mundo no qual querem viver.

  • Confiança Criativa: Libere sua Criatividade e Implemente Suas Ideias
    Autores: Tom Kelley e David Kelley

A inovação e a criatividade são reconhecidas como os principais elementos por trás do sucesso nos negócios e, atualmente, são tidas como características fundamentais em líderes. Mas muitos acham que a criatividade é exclusiva de alguns poucos “tipos criativos” - pintores, escultores, designers ou escritores profissionais. Em Confiança criativa, os irmãos Kelley nos lembram que todos temos muitas ideias e insights para oferecer. Nem todos somos artistas, mas podemos ser advogados, médicos, gerentes ou vendedores mais criativos. Inspirados em casos da IDEO e da Stanford d.school, os irmãos Kelley nos estimulam a beber da nascente da criatividade e da imaginação ao lidar com problemas. Revelam estratégias específicas para libertar a inventividade de cada um, pois, segundo eles, a criatividade e a capacidade de inovação são como os músculos: quanto mais você usa, mais fortes ficam. Confiança criativa nos dá coragem de fazer a diferença e nos inspira a combinar ideias arrojadas com ações efetivas, que contribuem tanto para a empresa e a carreira quanto para a vida.

  • A arte da criatividade
    Autor: Rod Judkins

Coleção Pitch Deck. Plataforma para jovens negócios. Em capítulos breves e atraentes, o professor e crítico de arte inglês Rod Judkins apresenta de maneira enganosamente simples alguns dos mais diversos processos criativos, mostrando como cada um de nós pode aprender com eles para melhorar nossas vidas e nosso trabalho. São conselhos improváveis, que mexem com nosso comodismo para estimular uma das áreas menos exigidas no século digital: a criatividade. Tudo isso através de um passeio pela biografia de artistas, cientistas e executivos que mudaram as regras do jogo por acaso, acidente ou ousadia, procurando momentos cruciais nas vidas de nomes tão diferentes quanto os Beatles, Frank Lloyd Wright, Michelangelo, Miles Davis, Nikola Tesla, Matt Groening, Salvador Dali, Steve Jobs, Andy Warhol, Coco Chanel, Alexander McQueen, Frida Kahlo, James Joyce e Francis Ford Coppola. Da incansável agenda de ensaios do quarteto de Liverpool às implacáveis revisões de Tolkien, Sondheim e Picasso, passando pela criação surpreendentemente descuidada dos Simpsons. Você irá aprender sobre a turma acadêmica mais bem-sucedida na história (onde cada aluno ganhou um Prêmio Nobel), por que J.K. Rowling gosta de escrever em cafés e como 95% de Apocalypse Now terminou no chão da sala de montagem. A Arte da Criatividade reúne estes momentos em doses curtas, que podem ser lidos fora de ordem e que sempre abrem uma janela de possibilidades a partir de pontos de vistas improváveis. Um convite à imaginação em todas as áreas: artes, ciências, negócios e na vida prática.

Compartilhe: