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20/07/2021

Processos: como realizar a implantação da Gestão de Pessoas nas pequenas empresas?

Gerenciar uma empresa envolve diversas questões e investir em profissionais capacitados, cada vez mais, vem se mostrando como um dos pilares para o sucesso dos negócios. Para que isso seja possível é imprescindível que o setor de Recursos Humanos saiba utilizar ferramentas adequadas para valorização dos profissionais e desenvolvimento da equipe. É aí que entra em cena a Gestão de Pessoas para pequenas empresas.  Com auxilio da Advance Gestão de Pessoas, trazemos algumas dicas para você. 

O processo envolve diversas técnicas voltadas para o desenvolvimento do capital humano de uma empresa com o objetivo de potencializar a capacidade dos profissionais e, assim, melhorar o ambiente de trabalho e o desempenho da empresa. Quando falamos em pequenos negócios esse processo se torna ainda mais importante, afinal, com equipes reduzidas cada detalhe é essencial para reter talentos e construir com eles o sucesso da sua marca. 

A Gestão de Pessoas envolve recursos financeiros e este é um fator que demanda atenção dos administradores de pequenas empresas, mas, se este for o seu caso, não se preocupe. É fundamental que você veja este processo como o que ele é: um investimento, que, se bem aplicado, trará retornos significativos. A partir da implementação deste processo é possível ter uma maior assertividade na contratação, capacitação, reconhecimento, valorização, e por consequência a retenção de talentos, além disso a Gestão de Pessoas auxilia a prevenir, reduzir e até mesmo evitar custos desnecessários com, por exemplo, turnover e passivos trabalhistas.

Estratégias da Gestão de Pessoas para pequenas empresas

Como falamos anteriormente, o processo de Gestão de Pessoas envolve diversas técnicas que têm como objetivo a valorização dos profissionais, mas isto pode ser feito de diversas formas, o importante é encontrar métodos que se apliquem da melhor maneira à realidade do seu negócio e às possibilidades de investimento que você, enquanto pequena empresa, dispõe. 

O primeiro passo a ser dado é investir na contratação de pessoas com currículos que se destaquem, mas que também tenham uma personalidade que se adeque ao perfil da empresa. Contratar bons profissionais vai além de observar apenas suas experiências no mercado, é importante avaliar também quem melhor se enquadra nos valores pregados pelo seu negócio. Neste sentido é importante que a Gestão de Recursos Humanos construa uma arquitetura de cargos, definindo as atribuições e os requisitos necessários para cada função, além de valorizar financeiramente os profissionais contratados, e, quando possível, desenvolver um bom plano de carreira e salários para motivar seus colaboradores. 

Outras técnicas para implementação da Gestão de Pessoas envolvem o desenvolvimento de uma boa comunicação interna, de forma direta e respeitosa, tanto entre gestores quanto entre colegas de equipe; o incentivo de talentos, observando os profissionais, seus desempenhos e escutando-os para compreender em quais funções mais se identificam e de que forma podem se sentir cada vez melhores dentro da dinâmica da empresa; assim como proporcionar treinamentos regulares a fim de aprimorar conhecimentos e aperfeiçoar suas atuações.

A pandemia como oportunidade

Durante a pandemia da Covid-19 muitas empresas viram no home office uma alternativa para continuar suas atividades de forma segura e este já é um bom exemplo da implementação da Gestão de Pessoas: preocupar-se com a saúde e o bem estar de seus funcionários, encontrando a melhor forma possível de se adequar às situações para que seja positiva para ambos os lados.

Como sabemos, não eram todas as empresas que tinham esta opção, mas nem todas que a tinham souberam aproveitar a oportunidade de se apresentar ao mercado como diferenciadas, que pensam no bem estar de seus colaboradores para além do lucro que poderia ser obtido neste momento. 

A Gestão de Pessoas entrou em ação neste momento conturbado do mundo com o objetivo de encontrar alternativas que se adequassem às necessidades da empresa sem esquecer o lado humano, necessário para valorização dos profissionais. Proporcionar um ambiente seguro, colaborativo e comunicativo é essencial para a saúde dos funcionários e durante a pandemia não seria diferente. Empresas que priorizaram tanto a saúde física quanto a mental de seus profissionais se diferenciaram e, com certeza, colherão bons frutos destas ações.

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