Blog

24/08/2021

Indústria 4.0: por que você precisa conhecer essa tendência

Você provavelmente já ouviu falar no termo “Indústria 4.0”, não é? Afinal, é uma tendência na Indústria e, cada dia mais, estará em pauta. Mas, você sabe o que é a Indústria 4.0? Ou, como o profissional de Recursos Humanos pode auxiliar nesta transformação? 

Indústria 4.0: a tendência de inovação 

De acordo com Renan Leal, gestor de projetos no Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região, a Indústria 4.0 se caracteriza pelo conceito de fábricas inteligentes, que utilizam soluções tecnológicas inovadoras como inteligência artificial, robótica e armazenamento em nuvem para tornar a empresa mais eficiente, produtiva e, como consequência, mais lucrativa.

Ou seja, a Indústria 4.0 está focada, principalmente, na inovação e transformação digital das empresas. Ser uma indústria digital é uma maneira de se manter competitiva no mercado. Afinal, quanto mais digitalizada a empresa, maior sua tendência em ser competitiva frente à indústria nacional. Além de melhorar seu posicionamento no mercado internacional. 

Leia mais: Transformação digital: sua empresa está preparada? 

De que forma o profissional de Recursos Humanos pode auxiliar na transformação de uma empresa "tradicional" para a Indústria 4.0?

Apesar de toda a tecnologia envolvida, o grande diferencial competitivo da Indústria 4.0 depende profundamente da atuação humana, conforme explica Renan Leal. “Processos de fabricação automatizados e com monitoramento constante gerando dados em tempo real não representam necessariamente melhores resultados operacionais e financeiros”, esclarece.

A Indústria 4.0 nada mais faz do que colocar a empresa, literalmente, na mão do administrador, proporcionando por meio de processos automatizados e monitoramento em tempo real, o controle pleno de todo o processo produtivo. Mas o que fazer com os recursos tecnológicos da empresa? Como interpretar os dados obtidos e agir de forma a maximizar os resultados?

“O processo de tomada de decisão segue sendo tarefa humana e são raras as pessoas plenamente capacitadas e aptas para tal atividade. E é justamente nesse ponto que a atuação do profissional de RH é chave para a indústria 4.0: encontrar pessoas capazes de atuar de forma competitiva nesse meio tecnológico e desafiador”, afirma Leal.

Então, é de suma importância que o profissional de Recursos Humanos esteja por dentro do assunto, entenda os processos da Indústria 4.0 e, principalmente, aceite o desafio da transformação digital da indústria.

Quais as vantagens da mudança para a Indústria 4.0?

Entender a Indústria 4.0 é importante, mas saber quais as vantagens que essa transformação traz para a empresa podem ser ainda mais relevantes. A ideia da Quarta Revolução Industrial, a precursora da “Indústria 4.0” é unir três mundos: o físico, o biológico e o digital. 

Os objetivos desta união são claros: 

  • Redução de custos: automação permite fabricar mais com menos gastos operacionais, através de um processo com menos riscos de falhas e diminuição de desperdícios;
  • Aumento da produtividade: tecnologia otimiza os processos fabricação, permitindo maior capacidade de fabricação em menos tempo, se comparado ao fluxo manual;
  • Maior qualidade: com a diminuição de falhas e o padrão de fabricação, os produtos apresentam uma qualidade ainda maior;
  • Ganho de competitividade: a redução dos custos e aumento da qualidade permite que os produtos entrem no mercado com um preço mais competitivo;
  • Melhora na tomada de decisões: o gestor tem acesso a uma grande quantidade de informações precisas em tempo real, tornando mais fácil tomar as melhores decisões para o negócio;
  • Eliminação de gargalos: a partir do monitoramento de todos os processos de produção, é possível identificar gargalos na produção;
  • Customização: produzir exatamente o que os clientes buscam, fazendo com que a empresa se destaque dos concorrentes.

Compartilhe: