Blog

14/09/2021

5 dicas de Gestão de Pessoas para sua empresa

Você provavelmente já sabe que a Gestão de Pessoas é uma das áreas mais importantes de uma empresa. Afinal, é a área responsável por engajar e motivar o quadro de funcionários, potencializando, assim, o crescimento e a produtividade do seu negócio. 

Motivar e engajar o funcionário passa por diversos âmbitos, desde remuneração e benefícios até tecnologias adequadas, treinamentos e feedbacks. 

De acordo com Natalia Bernardi Valmorbida, Analista de Recursos Humanos da Detella Restaurantes Empresariais, um dos pontos mais importantes na Gestão de Pessoas é a empatia para compreensão do outro a partir de sua realidade. “Também destaco a resiliência para enfrentamento das adversidades que a vida nos traz e a vulnerabilidade como base para a construção de uma relação linear e transparente entre um líder e seu liderado. Além da certeza do propósito como motivação para o alcance dos objetivos”. 

Segundo Natalia, para se obter sucesso na gestão de pessoas é necessário construir uma relação de confiança com os funcionários. Além da transparência nas informações, comunicação clara e de fácil acesso a todos e investimento constante na capacitação da liderança para a construção de um ambiente saudável, seguro e feliz.

Além das dicas da Analista de Recursos Humanos da Detella, confira mais algumas que a ARH Serrana destaca especialmente para você!

1- Trace metas 

Definir metas que estejam alinhadas à estratégia do seu negócio é muito importante. Seus funcionários precisam entender como seu trabalho pode ajudar nos resultados da empresa e por qual motivo suas funções são importantes. 

2- Feedback

Sempre informe o funcionário sobre seu trabalho, se está bom ou ruim, se precisa melhorar ou para elogiá-lo. Promova reuniões entre gestores e funcionários durante todo o ano, não apenas uma vez. 

3- Recompensas 

Utilize toda a organização na identificação dos funcionários mais importantes e ofereça recompensas adequadas a eles. Nem sempre financeiras, as recompensas podem estar ligadas ao reconhecimento do talento do funcionário. 

Um talento pode estar em qualquer lugar de uma grande organização e o profissional de RH não consegue estar presente em todas as situações em que seja necessário recompensar um funcionário. Por isso, treine outros gestores para que também desempenhem este papel. 

4- Remuneração e benefícios 

Não há como negar que uma boa remuneração e bons benefícios motivam o quadro de funcionários. Então, é importante, enquanto profissional de RH, revisar regularmente a remuneração e bonificação de acordo com o mercado e o desempenho do colaborador. 

5- Tecnologias 

Esteja atento às tendências do mercado e busque  novas tecnologias para ter processos de avaliação e aprendizagem mais eficientes, transparentes e engajantes. 

É importante estar sempre atualizado sobre as novas possibilidades que o mercado apresenta. Nos últimos tempos, muitos softwares voltados aos Recursos Humanos foram criados para facilitar os processos. Deixe as planilhas de lado, elas não vão trazer a agilidade e credibilidade necessárias no século XXI.

Leia também: Conheça o prêmio Destaques do Ano em RH 

Gostou desse conteúdo? Acesse nosso blog e leia nossos artigos especiais sobre Recursos Humanos! 

Compartilhe: