Blog

15/10/2021

Como a gestão de pessoas influencia no sucesso do seu negócio?

A gestão de pessoas é um grande aliado para alavancar sua empresa, lhe ajudando a potencializar e expandir seu negócio no mercado. Afinal, nenhum negócio funciona sem pessoas. E é função do gestor estar atento às necessidades da empresa e de seus colaboradores. 

Quer entender como a gestão de pessoas influencia diretamente no sucesso do seu negócio? Então, continue lendo o conteúdo especial que a ARH Serrana preparou em parceria com a Rodoil.

Gestão de pessoas: seu aliado para o sucesso

As responsabilidades deste setor englobam desde a atração de novos colaboradores, seleção e contratação, até tudo que envolva a valorização dos funcionários de uma empresa. Isso tudo com o objetivo de valorizar cada colaborador e extrair seu melhor trabalho e seu conhecimento. 

Então, é por meio da Gestão de Pessoas que as metas e objetivos de uma empresa são alcançadas, já que dependem diretamente dos funcionários. Atingir as metas estabelecidas e apresentar bons resultados colocam em evidência no mercado a empresa, seus funcionários e seus produtos.

Entretanto, é importante entender que a Gestão de Pessoas mudou muito com o passar dos anos, e, principalmente, na última década. Antes considerado um setor burocrático e sem relevância nos resultados das empresas, hoje, o setor de Recursos Humanos é considerado uma área estratégica que contribui para alcançar resultados importantes nos negócios. 

Leia também: 7 Dicas de Sucesso

Por que investir na Gestão de Pessoas? 

Quem deseja atrair talentos para sua empresa precisa estar atento às tendências da Gestão de Pessoas e, principalmente, contar com profissionais qualificados de Recursos Humanos. Afinal, ele será o responsável por captar novos colaboradores que serão a chave para o seu sucesso e não se engane: essa não é uma atividade simples e não é qualquer pessoa que consegue desempenhá-la com êxito. 

Atrair e reter novos talentos no seu negócio é um aspecto importantíssimo para garantir seu sucesso, porque são eles que vão tornar suas metas uma realidade. Então, se seu gestor de RH não for qualificado e, consequentemente, não atrair colaboradores qualificados, sua empresa não vai alcançar os resultados ideais. O desafio do RH é encontrar o perfil de profissional que esteja alinhado à cultura organizacional da empresa. 

Entre outras atribuições, também é papel do gestor de RH contribuir para o bom funcionamento do trabalho, dando feedbacks detalhados e estruturados, criando metas reais, mas desafiadoras, e acompanhar os indicadores de desempenho. Lembre-se que, quando bem utilizada, a Gestão de Pessoas contribui para o bom andamento em todos dos processos dentro da sua empresa.  

Uma pesquisa divulgada pela Revista Exame alerta para um dado preocupante: 39% do expediente de trabalho é improdutivo. Um número tão alto pode causar perdas financeiras para seu negócio, que deixará de atingir os objetivos desejados. Nesses casos, a correta gestão de pessoas pode ser um aliado importantíssimo para aumentar a produtividade. 

Essas são algumas considerações da ARH Serrana sobre como o profissional de RH pode ajudar sua empresa a ir mais longe e ganhar espaço no mercado. A Gestão de Pessoas é cada dia mais importante nas empresas de grande e pequeno porte, atraindo novos funcionários que estejam de acordo com os ideais de seu negócio. 

Gostou desse conteúdo? Acesse nosso blog e leia nossos artigos especiais sobre Recursos Humanos! 

Desenvolva seu time com os cursos da ARH Serrana

Compartilhe: