10/06/2022
Uma das grandes preocupações de qualquer empresa diz respeito a promover a saúde no trabalho. Isso porque os benefícios desta prática são inúmeros, não apenas para a saúde dos funcionários, mas para a empresa como um todo.
Afinal, ao colocar a saúde e o bem-estar do funcionário em primeiro lugar, a organização também demonstra o quanto se importa com seu capital humano, e ao mesmo tempo mantém a equipe mais motivada e engajada para desempenhar suas funções. Os efeitos disso podem ser sentidos até mesmo na produtividade dos colaboradores.
Pensando nisso, neste texto a ARH traz algumas dicas práticas de como manter a saúde laboral e cuidar da saúde de seus funcionários. Então, confira a seguir!
Assim, pode-se perceber que saúde laboral é um fator extremamente importante dentro das empresas. Sem isso, é difícil que os colaboradores sigam motivados para cumprir suas funções, e o ambiente de trabalho se torna menos seguro e acolhedor. Além disso, sabe-se que fatores físicos e psicológicos do ambiente profissional podem estar relacionados a diversas doenças, e por conta disso existe uma série de medidas e recomendações a serem tomadas, garantindo a integridade de cada pessoa.
E, como explicamos, a saúde no trabalho traz benefícios que vão além do bem-estar, mas também resultam em aumento de produtividade e lucratividade, e na construção de uma cultura empresarial que coloca suas pessoas e a vida humana em primeiro lugar.
Dessa forma, garantir que uma empresa invista no bem-estar de seu pessoal é um dos principais objetivos da gestão de Recursos Humanos. Como defensor dos funcionários, esse setor deve concentrar esforços em manter as pessoas trabalhando motivadas, felizes e saudáveis, tanto física quanto psicologicamente.
Atualmente, uma abordagem que está provando ser útil para muitas empresas é a adoção de programas de bem-estar para os funcionários. Isso porque, uma vez bem elaboradores, eles podem levar a melhorias significativas no desempenho organizacional.
O principal benefício de manter uma boa saúde laboral é, com certeza, o bem-estar dos seus colaboradores. Como mencionamos acima, isso demonstra qual é a diretriz de negócios de sua empresa, ou seja, a de colocar a saúde das pessoas na frente de lucros e números.
Porém, quando falamos de crescimento, existem sim benefícios em relação a isso no que diz respeito à saúde laboral. Não é fato desconhecido que pessoas saudáveis e com boa saúde mental trabalham melhor, inclusive sendo mais criativas e desenvolvendo novas soluções de negócios. A menos que sua empresa seja movida unicamente por robôs, é preciso pensar no aspecto do bem-estar, pois são as pessoas que trazem bons resultados, e isso só é possível em um ambiente de saúde no trabalho e bem-estar.
Por fim, sem mais delongas, trazemos a seguir algumas dicas para melhorar a saúde dos funcionários e contribuir para um ambiente de boa saúde laboral como um todo. Isso vai desde oferecer um bom plano de saúde, até modificar a cultura da empresa como um todo. Então, confira a seguir as nossas dicas:
Para essa última opção, você pode conhecer e acompanhar os cursos da ARH Serrana sobre saúde no trabalho. Se tiver interesse, acesse nosso site e conheça todas as opções disponíveis para a sua empresa!
Compartilhe: