Blog

13/06/2022

Melhores empresas para trabalhar: veja os fatores que levam colaboradores a valorizar o ambiente de trabalho

Funcionários felizes são funcionários mais produtivos, e também menos propensos a procurar outras oportunidades fora da empresa. Uma pesquisa realizada pela Global Workforce Hopes and Fears Survey mostrou que um em cada cinco trabalhadores provavelmente mudará para um novo trabalho nos próximos 12 meses. Nesse sentido, existem muitos fatores que fazem um colaborador valorizar o ambiente de trabalho — e, ao contrário do que se pode pensar, nem sempre é só sobre salário

É claro que uma boa valorização neste quesito é importante, mas os seres humanos buscam algo a mais: uma forma de se sentirem conectados com o que fazem e com os valores da empresa em que atuam. E é o setor do RH que transforma seu ambiente em uma das melhores empresas para trabalhar, além de fazer com que os profissionais estejam, de fato, realizados, e que possam valorizar o seu ambiente de trabalho cada vez mais.

Entrando para a lista das melhores empresas para trabalhar

Dito isso, para que seus funcionários se sintam valorizados, apreciados e satisfeitos no trabalho, é preciso construir um ambiente positivo, através de programas de incentivo e práticas de convivência e bem-estar. Há muitas formas de demonstrar ao funcionário o quanto ele é valorizado, que vão além do aumento de salário. Um simples reconhecimento por uma tarefa importante concluída ou um feedback sincero pode fazer toda a diferença no dia a dia de um funcionário.

Para entender melhor sobre o que coloca uma organização na lista de melhores empresas para trabalhar, ou a receber o selo Great Place to Work (GPTW), entrevistamos a Detella Restaurantes Empresariais, que há mais de 30 anos administra restaurantes de forma personalizada, servindo refeições saudáveis e saborosas a seus clientes. 

De acordo com o RH da empresa, Natália Valmorbida, é possível criar um ambiente de trabalho digno do selo GPTW ao incentivar atitudes positivas nas equipes, desenvolvendo relações saudáveis entre os colegas por meio do trabalho em equipe e do respeito.

Natália também explica a importância da cultura em um ambiente de trabalho seguro e agradável a seus colaboradores. “Aplicamos a cultura da empresa em todas as práticas desenvolvidas. Nossos valores são a base dos projetos, programas, ações, etc. Além disso, a transparência nas relações e reconhecimento pelo trabalho realizado é fundamental.

Rumo ao selo Great Place to Work (GPTW)

Por fim, além disso tudo, a Detella também aplica outras formas de valorização para que o funcionário reconheça que realmente está em uma das melhores empresas para trabalhar. Entre elas valorização do ser humano através da escuta, gratificações (financeiras ou não) e incentivo constante à inovação. Mas, além disso, outras formas de gratificação que podem transformar sua empresa em um GPTW são:

●       Um salário justo;

●       Programas de folga atraentes;

●       Benefícios de saúde e bem-estar;

●       Correspondências de contribuição de aposentadoria;

●       Pagamento por desempenho;

●       Horários flexíveis;

●       Day Off ou comemorações no aniversário;

●       Incentivo à autonomia;

●       Reuniões de gerentes individuais;

●       Grupos de aprendizagem entre pares;

●       Orientação de carreira ou gestão de talento;

●       Tempo de aprendizado dedicado;

●       E muito mais.

Se você quiser transformar sua marca em uma das melhores empresas para trabalhar e iniciar hoje sua jornada rumo ao selo GPTW, confira as principais pesquisas de mercado realizadas pela ARH Serrana e tenha insights incríveis para o seu negócio!

Compartilhe: