Notícias

28/09/2018

Pesquisa Salarial ARH Serrana revela aumento nas contratações

Dados foram revelados na manhã desta sexta-feira, na CIC

A ARH Serrana e a Consultoria SAP apresentaram na manhã desta sexta-feira (28) os resultados da 34ª Pesquisa Salarial, Benefícios e Indicadores de Recursos Humanos. O evento, realizado na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), reuniu representantes das 62 empresas de Caxias e região que contrataram a pesquisa, cujo objetivo é proporcionar informações sobre políticas, práticas e tendências de remuneração e indicadores de gestão. As 62 organizações participantes reúnem nada menos do que 52.483 colaboradores.

O levantamento aponta um crescimento significativo nas contratações em 2018 em relação ao ano passado. Enquanto 2017 mostrou saldo positivo de 329 empregos, até junho deste ano o número já estava em 1,9 mil. “Percebe-se que as empresas estão se ajustando em relação às suas práticas de remuneração, face a forte crise econômica que teve início em 2014”, analisa Sebastião Perosi, da SAP, consultoria de São Paulo.

A primeira pesquisa realizada após a implantação da Reforma Trabalhista identificou que 40% das empresas participantes estão planejando ações internas em função das alterações estabelecidas pela reforma. “Apesar da crise econômica e política, espera-se que nos próximos anos o Brasil possa melhorar, mesmo que em doses homeopáticas, a sua performance econômica e que este movimento reflita positivamente no mercado de trabalho. Com isso, os desafios continuarão presentes na gestão de pessoas, exigindo foco nos processos de atração, desenvolvimento, motivação e retenção das pessoas e orientação para os resultados”, observa Perosi.

“O levantamento consolida-se como um suporte completo e confiável para a tomada de decisões das organizações, embasando as políticas de atração e retenção de colaboradores”, destaca o vice-presidente da ARH Serrana, Alexandre Noya. Ele lembra que neste ano a pesquisa lançou a categoria Premium, levando informações de cargos executivos e estratégicos com comparativo nacional a empresas de grande porte do Brasil, disponibilizando relatórios mais interativos e com dados analíticos com mais abertura de gerenciamento por parte do usuário/cliente.

Compartilhe: