Notícias

30/11/2018

Grupo de Estudo ARH publica texto em Mostra Científica

A ARH Serrana sempre busca incentivar o conhecimento. Além dos inúmeros cursos e eventos na área de Recursos Humanos, existem também os Grupos de Estudo - voltados para pesquisas científicas. Os Grupos de Estudos são organizados pelo Departamento de Desenvolvimento da ARH Serrana e têm o propósito de congregar pessoas físicas e jurídicas interessadas nos temas ligados à Gestão de Pessoas para o desenvolvimento conjunto de pesquisas relevantes para os participantes e para a comunidade de Recursos Humanos.

Como mais uma forma de reforçar a excelência dessa iniciativa, o artigo "A Disseminação do Conhecimento através de Ferramentas Digitais em Empresas de Tecnologia que atuam em Caxias do Sul-RS", produzido no ano de 2017 em um dos grupos de pesquisa da ARH Serrana, foi publicado e apresentado na Mostra de Iniciação Científica do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul (UCS). O material é resultado do trabalho dos pesquisadores Daniel Hank Miri, Franceli Rodrigues, Bárbara Bertazzo, Giovane Lazzaretti, Rochele Pagnoncelli, Cristina Quadros Pirocca, Kaori Machado, Ana Regina da Silva Rodrigues, Raquel Piardi Sturmer, Joziane Gasparetto e Mariana Jaskulski de Andrade.

Confira o resumo:

As ferramentais digitais cada vez mais fazem parte do cotidiano das organizações com a sua utilização pelos funcionários. A gestão do conhecimento segue esta tendência ao promover o conhecimento e aprendizagem através da tecnologia. O objetivo do artigo á analisar as ferramentas digitais que estão sendo utilizadas para a disseminação do conhecimento em empresas de tecnologia que atuam em Caxias do Sul-RS. No referencial teórico desenvolveramse assuntos relacionados a formas de conhecimento e aprendizagem no contexto destas empresas de tecnologia. Na metodologia houve a aplicação de uma pesquisa qualitativa através de uma entrevista semiestruturada com quatro empresas participantes. Esta pesquisa proporcionou o conhecimento e entendimento das ferramentas utilizadas, verificando a importância da aprendizagem gerada aos seus funcionários. Foi possível perceber que o uso destas ferramentas tem uma boa aceitação pelos funcionários das organizações pesquisadas, que buscam estar conectados com o mundo digital em que vivemos.

Você pode ler o artigo completo aqui

Compartilhe: