Notícias

25/03/2019

Conteúdo ARH: MUNDO EM TRANSFORMAÇÃO

O artigo MUNDO EM TRANSFORMAÇÃO: Profissional do Futuro na era Digital - visão de Executivos da Serra Gaúcha para o desenvolvimento deste profissional foi produzido pelos seguintes integrantes do Grupo de Estudos da ARH Serrana: Ana Maria Bortolon, Eder Varaschin Boeira, Morgana Fackin Castilhos e Vanusa Marcelino Boff

Boa leitura!

“Em tempos de mudanças constantes, se sobressaem aqueles que se antecipam e se adequam com maior velocidade. O profissional de hoje precisa acompanhar estas mudanças e nosso objetivo ao escrever este artigo é entender como os profissionais se desenvolvem para manterem-se no mercado, empregados, vivendo o agora e preparando-se para o amanhã.

Para responder a esse questionamento participaram do estudo cinco executivos de empresas da Serra Gaúcha. Através de uma pesquisa exploratória, compartilham suas visões sobre desenvolvimento profissional e perfil ideal do profissional do futuro. Foi constatado ambientes onde o trabalho não é medido pelo tempo de expediente, mas sim pela entrega de resultados. Ficou evidenciado a necessidade de desenvolver competências como o intraempreendedorismo, habilidade de aprender e se adaptar, tomar decisões em um ambiente de incertezas e capacidades inter-relacionais.

Apresentamos como o desenvolvimento destas competências estão sendo estimulados pelas empresas, ressaltamos algumas práticas valorizadas pelas organizações, como por exemplo o Autodesenvolvimento, que vem a ser um processo constante onde o próprio indivíduo busca recursos que propiciem a sua evolução e o Reskilling, que é a capacidade de desconstruir um conhecimento já adquirido para aprender algo totalmente novo.

Com tantas mudanças ocorrendo ao mesmo tempo no mundo e nas organizações, é inevitável que surjam alguns questionamentos como: Como é o perfil do profissional do futuro? Quais são as principais características e comportamentos deste profissional? Como está sendo e como será seu desenvolvimento? Este estudo tem como objetivo trazer as respostas destas perguntas, tendo em vista a opinião de executivos de empresas de distintos segmentos da Serra Gaúcha. Inicialmente, o estudo elucida sobre quais transformações estamos passando, utilizando, principalmente, as teorias de Alvin Toffler e Domenico de Masi, onde são detalhadas as eras 2 da humanidade, havendo um aprofundamento na era digital, haja vista, que é o período histórico que estamos adentrando neste momento.

Considerando a atual fase de transição à qual estamos inseridos, é incoerente pensar em desenvolvimento humano e organizacional sem aprofundarmos o perfil do profissional que chamamos "do futuro”. Conhecer a percepção dos executivos, sobre suas características e suas competências, avaliando se estas são condizentes com a literatura é imprescindível para validar o presente estudo e tomar consciência da realidade vivenciada na Serra Gaúcha. Para tanto, o método utilizado foi pesquisa qualitativa com nível exploratório através de entrevista semiestruturada, onde foram entrevistados cinco executivos que atuam em cargos chaves na região da Serra Gaúcha, Rio Grande do Sul, Brasil, onde buscamos identificar as transformações nas organizações, as características e os comportamentos dos profissionais “do futuro”, bem como as suas competências e formas de se desenvolver na era digital. Priorizou-se o enfoque em novas formas de aprendizagem que conversem com as competências do profissional da atualidade, desenvolvendo os conceitos de autoaprendizagem e reskilling como fonte de desenvolvimento.”

Leia o artigo completo:  MUNDO EM TRANSFORMAÇÃO: Profissional do Futuro na era Digital - visão de Executivos da Serra Gaúcha para o desenvolvimento deste profissional 

Compartilhe: