Notícias

27/08/2019

Encantos da Serra Gaúcha - Garibaldi

A seção Dê a Dica segue apresentando os Encantos da Serra Gaúcha, desta vez para convidar os leitores a conhecerem as cidades vizinhas a Bento Gonçalves, cidade escolhida pela ARH  Serrana para receber a próxima edição do Encontro Sul-Americano de Recursos Humanos - ESARH, de 11 a 13 de maio de 2020.

A poucos quilômetros de Bento está a pacata e histórica Garibaldi, cidade cuja herança da colonização italiana pode ser identificada na sua gente, com os gestos largos, na espontaneidade e no riso fácil. A Capital Brasileira do Espumante guarda com um charme especial as características de um ambiente tranquilo, com uma paisagem característica da Serra Gaúcha e com um ar de outros tempos. Confira abaixo dicas para um passeio inesquecível!

Estrada do Sabor

O roteiro oferece a oportunidade de estar em contato com a paisagem, de caminhar pelos vinhedos, degustar vinhos elaborados com um minucioso processo de vinificação, provar os deliciosos pães cozidos em forno a lenha, geleias, grapa e licores caseiros, produzidos através da agricultura ecológica. É o momento de interagir com os agricultores. Na Estrada do Sabor descobrimos que sempre há algo que nos conecta com nossas lembranças, pois os lugares e os objetos são portadores de memórias e estão impregnados de significados.

Rota dos Espumantes

Tudo é história e encantamento na Capital do Espumante. E é esta história e a experiência de viver no limite entre a paixão e a razão que vamos encontrar na Rota dos Espumantes. O bouquet do espumante exalado pelas caves e pelos corredores que guardam o mosto da uva nos revigora, fazendo com que os sentidos nos transportem para uma dimensão, senão divina, mágica, como é próprio para apreciar esta bebida. De 1913, ano em que foi elaborado o primeiro espumante brasileiro, aos dias de hoje, Garibaldi vem construindo a história dos vinhos e espumantes do país. Nas grandes empresas e nas cantinas familiares, o visitante poderá visitar e conhecer esta história, bem como acompanhar as técnicas de elaboração charmat e champenoise, participar do processo de engarrafamento e aprender a degustar a bebida.

Roteiro Passadas

Italianos, franceses, sírios, tropeiros mascates e artesãos experimentaram o florescimento do comércio em uma das principais estradas do sul do país, hoje a Rua Buarque de Macedo, responsável pelo acesso das levas de imigrantes às suas terras e uma das mais importantes vias de ligação das colônias do oeste da serra com a capital do estado. o resultado dessa trajetória de sucesso está presente nos 35 exemplares de construções que se estendem ao longo da Buarque e ruas adjacentes que compõem o Roteiro Passadas. O visitante é convidado a mergulhar nesse mundo de simbologia, expressividade e história em um passeio guiado, que pode ser feito a pé ou de Tim Tim - caminhão GMC de 1944, adaptado para o transporte de turistas.

Rota Religiosa

A religião permitiu ao homem estabelecer uma relação com a vida numa dimensão que excede a aparência, lhe permitindo encontrar o sagrado. O seu papel e a sua importância podem ser lidos no jogo de volumes da arquitetura neogótica da Igreja Matriz, nas cores, nas formas de seus vitrais e nos espaços que se alojam no nosso íntimo. O falar silencioso do Convento e Capela de São José nos colocam em contato com nossa fragilidade, fazendo com que experimentemos sentimentos difíceis de serem explicados. Compartilhamos, na Ermida, a crença da reza, da graça alcançada e da descoberta de mais significados que nossos olhos podem enxergar.

Maria-Fumaça

É na Estação Férrea de Garibaldi que é feita a segunda parada de um trajeto de 23 quilômetros de passeio com a Maria-Fumaça, que inclui as cidades de Bento Gonçalves e Carlos Barbosa. O brinde com espumante mistura-se com o riso das crianças, com o colorido dos abraços. A paisagem também vai se modificando, ganhando novas formas, num clima

--

Programe-se para a Fenachamp

Garibaldi realiza de 3 a 27 de outubro a Festa do Espumante Brasileiro -Fenachamp 2019. Uma das festas de maior destaque e referência ao setor vitivinícola do Brasil, a Fenachamp deste no vai explorar a temática “Sinta o Aroma da Felicidade”. Os visitantes serão recepcionados ela rainha Aline Bortolini e as princesas Rafaela Cappelari e Tainara Correa e terão muitas  atrações enogastronômicas e culturais, entre elas show com Paula Toller, César Oliveira e Rogério Melo, Cachorro Grande e Blues Etílicos. Saiba mais: www.fenachamp.com.br

Compartilhe: