Notícias

06/09/2019

Leandro Brandão: O Mindset Produtivo e a gestão do tempo

CEO de uma empresa que atua em consultoria e educação corporativa, Leandro Brandão
é considerado uma referência em criatividade e inovação. Suas palestras, treinamentos
e workshops têm foco na mudança de cultura, estratégia, inovação, produtividade e gestão de processos para o público tático e estratégico. Seu trabalho é reconhecido
por empresas e organizações como Vale, Dell e Amcham.

Mastering Innovation and Design Thinking pelo MIT, nos Estados Unidos, Leading Creative Ideation pela Cooper e em Agile&Scrum pela General Assembly, ambas no Vale do Silício, Pós- Graduado em Engenharia de Manutenção pela UFOP, MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, graduado em Engenharia Mecânica
pelo CEFET, Brandão é um dos palestrantes do 11º Fórum de Gestão de Pessoas, realizado dia 11 de setembro no UCS Teatro, em Caxias do Sul. Na entrevista a seguir, concedida com exclusividade para a Revista Digital ARH, ele fala sobre Mindset Produtivo, tema que pauta a sua palestra no evento e inspira o público a repensar estratégias e comportamentos. Confira!

Revista Digital ARH: Sua palestra no 11º Fórum de Gestão de Pessoas da ARH Serrana aborda o tema Mindset Produtivo. O que podemos entender por esse conceito?
Leandro Brandão: A palestra está centrada nos pilares do método GettingThingsDone, Essencialismo e HackingFlow. Todos os conceitos oriundos das somas destas metodologias buscam fornecer soluções concretas para transformar o “corre-corre”, as incertezas do dia a dia, em um sistema integrado de produção sem estresse, bem como o aumento da performance e a capacidade de realização e inovação.

Revista Digital ARH: O tema do Fórum de Gestão de Pessoas desse ano é “Desconfigurese”. Como você relacionou o conceito de Mindset Produtivo com a proposta do evento? Ou seja, hoje em dia é preciso desconfigurar-se, ter atitudes disruptivas para ter um mindset produtivo?
Brandão: Em um mundo cada vez mais VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo) a valorização de softskills, como a capacidade de gestão do tempo e produtividade pessoal, transformaram-se em um grande diferencial para profissionais que trilham o caminho do sucesso, tanto para empreendedores quanto para profissionais, dentro dos mais diversos segmentos do mercado. Para tanto, é preciso ter, agora mais do que nunca, um Mindset Produtivo para desconfigurar-se e ter atitudes disruptivas!

Revista Digital ARH: As áreas de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas estão passando por mudanças significativas em termos de novas ferramentas e conceitos (Inteligência Artificial, People Analytics...).Como você avalia essas mudanças e como as relaciona com o Mindset Produtivo?
Brandão: Uma das únicas constantes que teremos, de agora em diante, é a mudança. Ela estará cada vez mais frequente no nosso dia a dia e acontecerá de forma cada vez mais brusca. Ferramentas como IA, People Analytics… são as tendências do novo momento do mercado que vêm de uma forma muito mais abrangente do que somente no pilar “pessoas”. Neste novo cenário só existem duas possibilidades: atuar como impulsionador das mudanças ou ser impulsionado pelas mudanças. Dentro desse contexto, minha avaliação torna-se subjetiva, dependendo de qual lado da mudança a sua organização irá se posicionar: impulsionadora ou impulsionada!

Revista Digital ARH: Um dos entendimentos sobre Mindset é que seja uma forma como você organiza os seus pensamentos e decide encarar as situações do cotidiano. Onde entra a questão da “produtividade” nesse conceito?
Brandão: A sua explanação sobre mindset acerta em cheio o ponto que devemos abordar! E o grande problema está na “organização”. A verdade é que construímos “sistemas de organização” confusos e ineficazes que não apenas não nos ajudam a ser mais produtivos como também aumentam consideravelmente o volume de estresse oriundo da nossa impotência frente à finitude de recursos e tempo para a infinitude de demandas que recebemos diariamente.

Revista Digital ARH: Sabemos que a maneira que as pessoas refletem sobre determinada situação pode determinar o seu sucesso ou falha. O Mindset Produtivo pode ser mais assertivo para evitar essas “falhas”? De que maneira?
Brandão: O conceito de Mindset Produtivo entra, exatamente, na criação de um sistema de gestão de tempo e demandas simples, eficazes e inovadoras, aumentando a qualidade de vida das pessoas e trazendo mais resultados para as empresas.

Compartilhe: