Notícias

23/06/2020

A importância do Recrutador Técnico

O cargo de Tech Recruiter foi destacado, através de pesquisa realizada pelo linkedin, como um dos cargos que mais iria se destacar no ano de 2020.

Notavelmente, percebíamos a crescente busca no mercado por profissionais que conhecessem as particularidades da área de tecnologia, mas com soft skills de  profissionais de RH.

A área de tecnologia encontra-se em um crescimento exponencial no mundo, cada vez mais, as empresas buscam por soluções tecnológicas que facilitem o seu alcance de melhores resultados, e pessoas buscam por soluções que tragam maior comodidade e mais facilidades para sua vida e bem estar.

E sim, com a tecnologia tudo isso é possível!

Atualmente respiramos tecnologia, desde o aplicativo que você busca na store do seu celular para solucionar qualquer demanda que possua, o sistema operacional do seu veículo, a televisão smart que lhe permite acessar ao Netflix, Youtube, o sistema bancário, páginas da web, e muito mais!

São inúmeras soluções. Hoje,  quando pensamos em algo, provavelmente já está sendo criado, e, por trás de toda essa realização, contamos com mentes brilhantes e pensantes, e, com muito domínio técnico.

Sim, estamos falando dos profissionais de TECNOLOGIA, aqueles que não estão na vitrine, vendendo o seu trabalho, mas que foram parte essencial desta vitória.

Para todas essas criações, existe uma dedicação e comprometimento muito grande, em aprender, reaprender, prototipar e desenvolver algo realmente funcional.

O profissional de tecnologia está sempre em constante aprendizado, novas tecnologias, novas linguagens, frameworks e etc. A área de tecnologia é extremamente mutável e eles necessitam adaptar-se constantemente, e, para isso é necessário muito empenho e estudo.

O Recrutador técnico necessita entender um pouco de tudo, não necessariamente em profundidade, a não ser que seja do seu interesse. Dentro de uma entrevista de seleção é importante que ele consiga, através do feeling, compreender se o candidato é aderente ou não a posição, para que possam ser dadas novas tratativas ao processo, ou se ele pode ser encerrado imediatamente. A avaliação técnica básica é essencial ao sucesso do processo e também a redução do SLA.

Assim como o profissional da área de tecnologia, o recrutador técnico também é provocado a aprender mais sobre o mercado, sobre inovação, sobre negócio, e claro, sobre as tecnologias e linguagens.

A perspectiva de crescimento no ano de 2020 deve ser prorrogada para 2021, afinal, mesmo diante do cenário que estamos vivenciando, a área de tecnologia, ainda é uma das áreas que mais emprega no momento. Por fim, a tecnologia tem permitido muitas facilidades também ao segmento de saúde, que demandava uma interface mais pessoal, também, tem apoiado no sucesso e crescimento de muitas empresas no período de pandemia, permitindo, assim, que muitas empresas garantam suas entregas, mesmo sem nenhum colaborador em sua unidade física.

Se você é Recrutador e está pensando sobre o futuro de sua carreira, procure aprofundar seu conhecimentos sobre este mercado, com certeza é uma aposta que irá querer fazer!

---

Quer saber como fazer recrutamento e seleção para área de TI? Conheça o curso com Franciele Alves e Helena Zandoná e realize sua inscrição clicando aqui.

Compartilhe: