Novo ano, novo olhar, nova forma de pensar!
O Janeiro Branco chegou, e junto com ele o lembrete da importância de olhar para saúde mental e as relações no trabalho. Em 2025 o tema é: “O que fazer pela saúde mental agora e sempre?”. Afinal se não estamos bem, nada fica bem, não é mesmo?
Por que falar de saúde mental no trabalho?
Cuidar da mente não é um luxo e sim uma poderosa estratégia para bons resultados de pessoas e negócios. Estudos mostram que um ambiente de trabalho saudável pode reduzir em até 25% os custos com saúde, além de aumentar a produtividade em 12%. Quando os funcionários se sentem apoiados e tem acesso a recursos de saúde mental, tendem a ser mais engajados, criativos e leais à empresa.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão e a ansiedade custam à economia mundial cerca de US$ 1 trilhão por ano. Em contrapartida, cada dólar investido em tratamentos leva a um retorno de U$$ 4 dólares em termos de saúde e capacidade dos trabalhadores.
Esses dados mostram a importância de investir em acessos de saúde mental para melhorar não apenas o bem-estar dos colaboradores, mas também a saúde econômica das empresas e da sociedade.
Benefícios diretos da promoção de saúde mental dentro do ambiente organizacional:
- Redução do absenteísmo: Colaboradores que tem acesso a suporte emocional e psicológico apresentam menos ausências no trabalho, pois adoecem com menos frequência.
- Aumento da produtividade: Um colaborador mais feliz é mais produtivo e focado.
- Melhora no clima organizacional: Um ambiente que promove o bem-estar emocional torna-se mais harmonioso e colaborativo.
- Redução de custos médicos: Empresas que investem em programas de saúde mental observam uma diminuição significativa nos gastos com saúde.
- Atração e retenção de talentos: Profissionais valorizam empresas que cuidam de seu bem-estar, o que facilita a atração e retenção de talentos.
Como podemos promover saúde mental?
- Treinamentos e workshops: Ofereça ou treinamentos sobre inteligência emocional, gestão de estresse, mindfulness ou técnicas de relaxamento. Conte com a ARH para desenvolver seu treinamento ou workshop.
- Espaços e momentos de descompressão: Crie ambientes onde os colaboradores possam relaxar e descontrair alguns minutos durante o expediente.
- Apoio psicológico: Disponibilize serviços de apoio psicológico, como terapias e consultorias.
- Flexibilidade: Incentive a flexibilidade de horários e o home office, quando possível.
Vamos juntos iniciar 2025 buscando um novo olhar para saúde mental dentro do ambiente de trabalho!
Investir na saúde e no bem-estar das pessoas é uma das estratégias mais lucrativas e transformadoras deste ano.
Conte com a ARH nesta jornada!
Fontes: Ministério da Saúde, OMS e SEBRAE
Franciele Almeida é psicóloga e atua na área de desenvolvimento na ARH Serrana.